Instruções para o preenchimento de súmula da FPFS

Publicado em: 29/04/2008 às 17:01      Acessos: 1416
Anotador/Cronometrista - Instruções para o preenchimento de súmula.

O constante crescimento da modalidade Futsal no Estado de São Paulo, bem como a divulgação do Esporte no Mundo, faz crescer o número de Campeonatos e consequentemente de jogos.

Com isto há também um volume grande de exigências por parte das Federações, Ligas e Clubes, o que obriga transformar os responsáveis pela gestão dentro das quatro linhas, em verdadeiros profissionais.

Para isto, exigem alto profissionalismo porque cuidamos e administramos interesses de todos aqueles que influenciam uma partida de futsal.

Nunca se fez tão necessário o trabalho de pessoas idôneas e competentes para a realização da modalidade como nos dias atuais.

Em face disso, e no sentido de melhor servir e orientar os envolvidos na modalidade estamos atualizando e revisando as modificações.

O objetivo desta Pré Temporada é facilitar a vida de todos, orientado-os no desempenho de suas atividades, permitindo melhor cumprimento de suas responsabilidades e, melhor compreensão de suas funções.

Esperamos atender as expectativas de todos os envolvidos e agradecer antecipadamente pela oportunidade, receptividade e atenção de todos.

SINALIZAÇÃO DO ÁRBITRO
O árbitro que mostrar o cartão deve dirigir-se ao anotador e confirmar a marcação do número do atleta que foi penalizado com o cartão.

Vantagem - o árbitro ao levantar o braço, dar seqüência da jogada, esta informando que houve uma falta e que a equipe levou vantagem. O anotador e o cronometrista só deverão anotar em súmula e no placar eletrônico quando a jogada for concluída e o árbitro confirmar para qual equipe foi a falta

Tiro livre direto - não mais é sinalizado o numero do atleta que cometeu a falta, portanto, aguarde a definição do árbitro que deverá sinalizar para qual equipe foi cometida a falta

Tiro livre indireto - aguardar até que o árbitro mantenha o braço levantado indicando que trata-se de tiro livre indireto.

Obs.: são pequenos detalhes que fazem a diferença e não deixam dúvida para as equipes, comissão técnica, público e árbitros de que as faltas, no placar eletrônico e na súmula estão corretas.

Ao anotarmos as faltas em súmula ou no placar sem uma definição clara do árbitro, quando temos que desmarcá-las, acaba gerando dúvidas aos envolvidos naquela partida

PRÉ SÚMULA
Deverá ser entregue pelo responsável da equipe, devidamente preenchido, e se possível em ordem numérica e entregue juntamente com a carteira de identificação para conferência

É obrigatório o envio da pré súmula junto com a súmula de jogo

Obs.: Não há obrigatoriedade da pré súmula ser o modelo elaborado pela FPFS tendo em vista que diversos clubes já entregam a sua relação pronta.

SÚMULA
Significado da palavra súmula:
O termo Súmula advém do latin "summula", sendo a Súmula, um extrato, um resumo das reiteradas decisões exaradas, não sendo estas as de 1º grau.
A Súmula, explica o teor, ou o conteúdo integral de alguma coisa.

O PREENCHIMENTO
Modelo de Súmula para categorias Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Principal em jogo normal, prorrogação e penalidades:




Cabeçalho conforme informações constantes na escala do oficial em CANETA AZUL

Relação de atletas e comissão técnica conforme informações constantes no documento oficial de identificação e da pré súmula em CANETA AZUL

A numeração dos atletas deve ser escrita com 02 (dois) dígitos.

Assinatura do técnico, capitão, representante, árbitro, anotador e delegado (quando houver) em CANETA PRETA

Horário de início, término, contagem, iniciantes, cartões, substituições, faltas, pedido de tempo, gols (n.º do atleta e tempo), alteração do capitão e tudo o mais que ocorrer no 1º período de jogo será anotado em súmula com CANETA AZUL

Horário de início, término, contagem, cartões, substituições, faltas, pedido de tempo, gols (n.º do atleta e tempo), alteração do capitão, prorrogação, penalidade máxima e tudo o mais que ocorrer no 2º período de jogo em diante, será anotado em súmula com CANETA VERMELHA

O horário de início/término deve ser escrito com 04 dígitos. A contagem de gols deve ser escrita com 02 dígitos.

O pedido de tempo em cada período deve ser escrito com 02 dígitos.

GOL CONTRA
Assinalar "X" no local correspondente ao número do gol e identificar o atleta que fez o gol contra, anotando em súmula o número da camisa e o tempo de jogo.

Modelo de Súmula para categorias Chupetinha, Mamadeira, Sub-09, Sub-11 e Sub-13 m jogo normal e prorrogação:




Para as categorias que possuem 3 períodos, será utilizada a CANETA AZUL para o 1º e 2º período e CANETA VERMELHA para o 3º período em diante.

Resultado final da partida em CANETA VERMELHA (inclusive na parte superior da súmula de jogo)

Inutilizarão todos os campos não preenchidos na súmula em CANETA PRETA e no sentido horizontal

É obrigatório o preenchimento do questionário e as devidas assinaturas no verso da súmula em CANETA PRETA

O relatório do árbitro deverá ser preenchido e assinado pelo próprio (inclusive o cabeçalho) em CANETA PRETA.

RASURA NA SÚMULA
Qualquer rasura que venha a ocorrer na súmula é obrigatória a justificativa do anotador no verso da mesma.

Após ter relacionado todos os atletas da equipe na súmula no limite máximo permitido para a categoria. A equipe pode substituir um atleta desde que não tenha iniciado a partida, devendo o anotador justificar a rasura

Caso a partida já tenha iniciado não poderá ser alterada.

O atleta que, durante a partida, tiver sua camisa rasgada ou com sangue e a equipe não tem outra com a mesma numeração, o atleta pode trocar a camisa, com outro número, mas para isso, deve avisar o árbitro e anotador afim de verificar em súmula se esta nova numeração não está sendo utilizada por outro atleta de sua equipe.

Obs.: lembramos que qualquer alteração (rasura) deve ser corrigida em todas as 4 vias.

W.O.
Ganhar por W.O. significa que uma competição esportiva foi ganha devido à ausência total ou parcial do oponente.

Na súmula deve-se anotar o "W" para a equipe vencedora e "O" para a equipe perdedora.

As letras "W" e "O" serão anotadas somente nos campos da contagem FINAL e no resultado final na parte superior da súmula

O horário do W.O. bem como as siglas "W" e "O" serão anotadas com a CANETA VERMELHA.

Nas categorias com 3 períodos, onde por força do Regulamento é necessário 10 atletas para iniciar o 2º período, caso a equipe não completar o 10º atleta, será encerrada a súmula e anotado em CANETA VERMELHA a sigla W O no campo FINAL da contagem dos gols e na parte superior da súmula.

O "W.O." duplo deve ser anotado em súmula a sigla "O" para ambas as equipes nos campos da contagem FINAL e no resultado final na parte superior da súmula.

DECISÃO POR PÊNALTIS
Solicitar ao clube a relação dos atletas que irão realizar as cobranças de penalidade máxima e anotá-las no verso da súmula e acompanhar as cobranças assinalando "X" quando não converter a cobrança e "C" quando converter.

Na frente da súmula no campo específico para anotar os gols (abaixo da relação dos atletas de cada equipe), deverá ser preenchido apenas com o numero do atleta que converteu a penalidade e no local do tempo de jogo, preencher com a letra "P" (CANETA VERMELHA)

PRORROGAÇÃO
No placar eletrônico o cronometrista deve zerar a contagem de gols.

Dar continuidade na marcação das faltas

Não haverá pedido de tempo das equipes durante o período da prorrogação
O cronometrista deve dar continuidade no período de jogo O resultado da prorrogação e tempo de início/término deve ser anotado em campo específico na súmula, inclusive na parte superior, em separado, e acima do resultado final do jogo normal.

FALTAS ACUMULATIVAS
As faltas acumulativas serão marcadas em súmula apenas com "X" no campo específico até a 5ª falta.

Não anota-se o número da camisa do atleta que cometeu a falta acumulativa para a equipe.

Avisar ao árbitro quando ocorrer a 5ª falta acumulativa, devendo o cronometrista dar continuidade na marcação das faltas "no placar eletrônico"

ATLETAS INICIANTES
Anotar os atletas iniciantes na primeira linha do campo específico "substituições" sendo o primeiro sempre o goleiro da equipe e os demais, na ordem crescente.

Ocorrendo substituições durante a partida o anotador deve fazê-la na linha subseqüente a dos iniciantes informado o número do atleta que esta entrando imediatamente abaixo do número do atleta que esta saindo

Caso o atleta iniciante (1ª linha) não foi substituído durante o decorrer da partida, não haverá nenhuma anotação nas linhas subseqüentes e imediatamente abaixo de seu numero, que deverá ser inutilizada ao fechamento de súmula

Nas categorias que possuem 3 períodos, a primeira linha será anotada os 5 (cinco) iniciantes. Caso a equipe não realize nenhuma substituição, ao início do 2º período, anota-se na linha imediatamente abaixo os 5 atletas que estão iniciando o 2º período.

Caso a equipe realize, ainda no 1º período, a substituição de 1 ou mais atletas, ao iniciar o 2º período, deve o anotador utilizar a linha subseqüente ao último atleta que entrou no 1º período, anotando-se ali os 5 atletas que estão iniciando o 2º período.

EXPULSÃO
Antes do início da partida o atleta é expulso:

O atleta expulso antes do início da partida, deve estar relacionado em súmula para o devido relatório do árbitro.

Caso o atleta expulso seja um atleta que iria começar a partida, a equipe deve colocar outro atleta em seu lugar para inicio, afinal, o jogo só pode ter início com 5 atletas.

Não é anotado em súmula o tempo da expulsão antes do inicio da partida e sim um " * " no local do cartão vermelho anotando no verso da súmula no campo específico

Desde que não tenha completado o número de atletas da categoria na súmula, a equipe pode relacionar outro atleta, caso contrário não.

A expulsão no intervalo de jogo deve ser anotada com o tempo de 20"00 em CANETA AZUL

A expulsão após o término da partida não é anotado o tempo e sim " * " no local do cartão vermelho devendo relacionar no verso da súmula em campo específico.

A expulsão de qualquer membro da comissão técnica durante a partida deve ser anotado em súmula o tempo da expulsão no campo específico. Ocorrendo a expulsão antes ou após o término da partida o procedimento será o mesmo do atleta utilizando o " * " e relacionado no verso da súmula

Obs.: O " * " marcado em súmula significa que algo ocorreu com aquele atleta ou comissão técnica e que existe o relatório do árbitro anexo a súmula de jogo justificando tal procedimento/ocorrência

COMISSÃO TÉCNICA
Médico e Fisioterapeuta podem atuar sem a carteira da FPFS desde que apresentem o documento oficial (CRM/CREFITO)

O campo específico da súmula reservado para a Comissão Técnica e assim identificados (Técnico, Massagista, Preparador Físico e Médico) não devem ser rasurados (riscados) caso outra pessoa o represente naquela função. Deve-se anotar o nome por completo da pessoa que esta atuando e ao final escrever a sua função "entre parênteses"

Quando o Representante estiver na função de Treinador, este não assina a súmula e no local deve-se escrever, em CANETA PRETA, "REPRESENTANTE"

AUTORIZAÇÃO PARA JOGO
Quando a FPFS emite uma autorização de jogo para atleta/comissão técnica, o anotador deve escrever em súmula o número do registro constante desta autorização e nome em campo específico, anexando a autorização juntamente com a súmula de jogo.

ANEXOS À SÚMULA DE JOGO
Pré súmula
Relatório do árbitro (se houver)
Autorização de jogo (se houver)

CAMISA DO GOLEIRO E GOLEIRO LINHA
A camisa do goleiro deve conter numeração e deve ser da equipe sendo identificada (distintivo/emblema/escudo/nome). A camisa do goleiro linha deve conter a mesma numeração do atleta que passa a ser goleiro linha e deve ser da equipe, sendo identificada (distintivo/emblema/escudo/nome).

ATLETA / COMISSÃO TÉCNICA DEIXANDO A QUADRA DE JOGO
O atleta ou membro da comissão técnica pode deixar a quadra de jogo desde que comunique ao árbitro e/ou anotador ou cronometrista o motivo da sua saída e aguarde a autorização para isso.

TABELA DE IDADES PARA 2008 E BOLAS
Conforme Circular n.º 003/2008

TEMPO DE ESPERA PARA APLICAÇÃO DO "W.O."
Conforme Circular n.º 037/2002


Colaboradores:

Sergio Sanches
Assessor Depto. Oficiais

Michel Jean Bonnaud
Árbitro FIFA

Sérgio Ricardo Camanho
Árbitro CBFS (Ex FIFA)

Edinelson Eugênio
Árbitro CBFS

Julio Cesar Vitalis
Anotador / Cronometrista FPFS
(Ex CBFS)

José Eduardo Costa de Matos
Anotador / Cronometrista FPFS
(Ex CBFS)

Fabio Flisch T. Bibiano
Anotador / Cronometrista CBFS

Marco Antonio da Silva
Anotador / Cronometrista CBFS

E-mail: pretemporada2008@terra.com.br